segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

COMPROMETIDOS COM A SAÚDE

PE. NILO LUZA, SSP
Jesus cura os doentes para demonstrar que a doença não é castigo de Deus nem é do seu agrado. Ela não faz parte dos planos divinos, mas decorre da fragilidade e do descuido humano.
Com a cura, Jesus provoca transformação nas pessoas e também nas comunidades. Da mesma forma todos os conhecimentos devem ser aplicados para sanar as deficiências e fragilidades humanas e assim melhorar a vida da pessoa e da sociedade.
O mundo, a vida e o universo todo, criados por Deus, foram entregues aos homens para que os transforme e os torne sempre mais saudáveis e habitáveis.
A natureza sadia e bem cuidada torna a vida do ser humano também mais saudável. Há relação muito estreita entre saúde da pessoa e saúde do planeta.
Aproveitemos as lições que a Campanha da fraternidade nos traz em 2012, chamando atenção para a saúde pública. Esta campanha nos apontará elementos preciosos, que poderão ser aplicados em favor de melhor saúde  para a população.
Qualidade de vida consegue-se com alimentação sadia e equilibrada, com exercícios físicos e otimismo.
Por outro lado não podemos  abandonar os doentes à própria sorte, nem julgá-los , culpando-os por sua situação. Jesus não ignorava os doentes, nossas comunidades precisam criar pastorais e mecanismos adequados em favor da saúde total das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário