sábado, 25 de fevereiro de 2012

PECADOS E DOENÇAS

Pe. Nilo Luza  ssp


A exemplo do paralítico que necessitou de ajudantes para chegar a Jesus, há pessoas que necessitam de uma mão amiga para superar as fraquezas e limitações. Há certas situações que só com ajuda de alguém se consegue superar. Uma comunidade egoísta só pensa em si e não consegue se abrir às necessidades dos outros. Trata-se do pecado da indiferença.
Quando Jesus perdoa os pecados do paralítico, dá a impressão de que a condição deste é fruto do pecado, como se pensava na época.
Jesus veio para perdoar os pecados. Não só para recuperar o corpo ou salvar o espírito, mas para salvar o ser humano em sua totalidade.
O pecado da injustiça joga pessoas na miséria, o pecado da  concentração de riquezas deixa milhões de pessoas sem condições de se alimentar bem; o pecado do individualismo não deixa ver além do próprio nariz, ignora as necessidades dos outros; o pecado da gula estimula excessos prejudiciais à saúde e o consumo de comida não saudável; o pecado do roubo e da corrupção desvia recursos que poderiam ser aplicados na área da saúde pública. O pecado social é uma doença, uma desgraça para muitos e deve ser extirpado  da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário