domingo, 28 de abril de 2013

SOPRO DE DEUS

Gracinda Calado

O homem é um ser perfeito criado por Deus para continuar sua obra magnífica!
Como dono do universo, Ele quis fazê-lo diferente com corpo e alma, para expressar a sua  magnitude perante todos os seres criados.Tudo gira ao seu redor com todas as cores, com todos os perfumes e com todas as suas formas. Ele é o dono de tudo, dotado de sabedoria, de inteligência, de prazeres, de alegrias, de tudo que só a alma sente e a sabedoria pode explicar.
A razão domínio dos seres superiores inteligíveis briga com a fé ou as duas andam juntas nessa empreitada louca de descobertas do homem pelos mistérios do universo e da alma.
Quando a alma sente algo incompreendido ou desconhecido pela razão o ser estremece e pensa sempre um jeito de se livrar ou descobrir as inquietações da alma.
Na sua grande sabedoria dotada por Deus há sempre um caminho, uma solução, um rumo de seguir no seu caminhar.
Deus a suprema perfeição não faria obra sem valor, por isso fez o homem, para no interior da sua razão reconhece-lo como Onipotente, Onisciente, supremo criador de todas as coisas visíveis e invisíveis.
O homem ser quase completo aos nossos olhos pode ser considerado sopro de Deus na sua grande perfeição.
Todos nós fomos incluídos em seus projetos desde a primeira semente: Adão e  depois Eva sua companheira, e Ele completou a sua grande obra!
Ao sétimo dia ficou maravilhado com o que viu criado, encerrou a criação e descansou!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O MAIOR MANDAMENTO
PE. PAULO BAZAGLIA, SSP
Jesus recorda o mandamento da lei de Moisés, em Deuteronômio 6,5. Amar a Deus sobre todas as coisas é tê-lo como o Absoluto de nossa vida. Ele nos criou e dele dependemos: daí nosso respeito e temor a ele. Temos a dignidade ser criados à sua imagem e semelhança, capazes de amar e ser amados: daí nossa confiança nele e nossa gratidão.
Esse amor de quem respeita a Deus e nele confia, porém, não tem sentido algum se separado do amor ao próximo. Pois o Mestre nos ensinou que amar a Deus é amar ao próximo. E recordando Levítico 19,18, Jesus deixa claro que amar o próximo não é simplesmente se esforçar em alguns atos isolados e ocasionais para demonstrar amor aos demais.
Amar ao próximo, portanto é assumir na própria vida as opções que Jesus assumiu. É dispensar aos outros a atenção e o carinho que gostamos de receber. Pois é assim que se constroem relações humanas dignas, em que os pequenos sejam respeitados e lhes sejam devolvidos o direito de serem sujeitos da própria história; em que o julgamento e a intransigência dêem lugar à misericórdia e à compreensão.
Amar como Jesus amou é o desafio para nós. O amor que ele tinha pelo Pai se manifestou em seu amor pelos pequenos, por aqueles que a sociedade desprezava e excluía. E sobre isso não é preciso fazer teorias: o próprio Jesus diz que, num certo dia, nosso amor a Deus será bem fácil de  medir: ele terá o tamanho do bem que tivemos feito aos menores. Pois o que fazemos a eles, fazemos ao próprio Deus.

quarta-feira, 24 de abril de 2013


  O PERDÃO


   (Gracinda Calado)

A sublimidade do perdão não se questiona.
É feliz quem perdoa e feliz quem é perdoado.
Impossível é dizer em poucas palavras o sentido do perdão.
É muito difícil perdoar. Só um coração verdadeiramente cristão perdoa sem ressentimentos, com alegria da graça de Deus.
Os que não perdoam, guardam mágoas antigas que só fazem mal. A maldade da alma abate um coração ferido pela falta do perdão.
Os que são perdoados são felizes também. Quando acontece um mútuo perdão, os anjos fazem festa no céu. Os corações explodem de tanta felicidade.
Perdoar é um ato sublime, “errar é humano e perdoar é divino”.
Na oração do “Pai Nosso”, ensinada por Jesus temos a passagem do perdão: “perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, perdoamos e seremos perdoados. Será possível se experimentar o perdão de Deus para conosco? Como é possível se experimentar o perdão de Deus e ao mesmo tempo condenar aqueles que também são objetos do perdão divino?
Jesus quer o perdão divino. Se Deus ama seus filhos, e dá seu perdão, nós devemos incondicionalmente também perdoar em nome de Deus.


SALMO 103
 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!
Da majestade e esplendor vos revestis
e da luz vos envolveis como num manto.
Estendeis qual uma tenda o firmamento,
Construís vosso palácio sobre as águas;
Dos ventos fazeis vossos mensageiros,
Do fogo e chama fazeis vossos servidores.

Quão numerosas ó Senhor, são vossas obras,
E que sabedoria em todas elas!
Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Eis o mar tão espaçoso e tão imenso,
No qual se movem seres incontáveis,
Gigantescos animais e pequeninos.

Todos eles, ó Senhor, de vós esperam,
Que a seu tempo vós lhes deis o alimento;
Vós lhes dais o que comer e eles recolhem,
Vós abris a vossa mão e eles se fartam.

Se escondeis a vossa face, se apavoram,
Se tirais o seu respiro, eles perecem,
E voltam para o pó de onde vieram;
Enviais o vosso espírito e renascem
E da terra toda a face renovais.